Tenho um irmão dependente químico, o que posso fazer para ajudá-lo?

  • Deve procurar um serviço ou consultório com profissional(is) experiente(s) no tratamento de transtornos de uso de substâncias. Há em postos de saúde, pode haver em convênios e, certamente, em consultórios particulares. Instituições como NARANON e ALANON também podem ajudar, em muitos casos.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Você pode fazer várias coisas, mas vou te passar algumas que considero que podem ajudar.
    Procure o narcótico anônimo ou alcoólico anônimo e acompanha ele nas reuniões. Ele precisa de apoio.
    Você pode colocar ele em um centro de recuperação para dependentes. Tem vários no Brasil e com certeza tem na sua cidade.
    Procure um psiquiatra que tenha experiência no tratamento com dependentes e formação também.
    Procure o CAPS da sua cidade. Lá o atendimento e acompanhamento já podem começar.
    Procure o CAPS álcool e drogas. Lá é um centro especializado pra ajudar pessoas com problemas com álcool e drogas.
    Leve ele pra um centro religioso. A fé é um fator que protege a pessoa contra as drogas.
    Procure igrejas que tem um trabalho voltado para os dependentes químicos (dica: Universal).

    Forte abraço. Deus abençoe.
    Faço consulta online.

  • Leve o mesmo para o AA ou NA, também existe a possibilidade de tratamento no CAPS-AD ou com algum psiquiatra particular, caso tenha recursos financeiros para tal.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • É necessário oferecer tratamento e, dependendo da gravidade do acometimento relacionado à dependência química, optar por internação (voluntária ou involuntária). No caso de internação, é importante analisar bem sobre o local.

    Drª. Cinara Machado Posterli
    Psiquiatria
    Jataí / GO