Tenho um irmão alcoólatra e que não assume a dependência, porém está muito agressivo com a minha mãe e estou vendo a hora dele começar a agredi-la fisicamente. Tem alguma forma de interná-lo contra a vontade dele? Qual é o procedimento?

  • Só se faz internações involuntárias quando há riscos imediatos de violência diretamente em função do quadro agudo. Ou seja, se ele estiver alcoolizado e agressivo, é possível fazer. Caso a agressividade ocorra ENTRE os episódios de intoxicação etílica, não se permite internação involuntária. Outra possibilidade é se ele estiver embriagado e oferecer riscos para si mesmo ou outras pessoas, durante o episódio ou se estiver em síndrome de abstinência moderada a grave. Em casos excepcionais, pode-se obter que um juiz indique uma internação compulsória (informe-se com um advogado de família). Entidades como NARANON e ALANON orientam familiares sobre como agir com pessoas com problemas de álcool e outras substâncias.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Sim. Pode se fazer uma internação involuntária caso ele ofereça risco para terceiros e alguém da família precisaria assinar esta internação.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência