Tenho um filho que vai fazer 6 anos. Ultimamente anda muito agressivo, inclusive batendo em colegas de escolinha e nas professoras, além de estar se batendo também (autoaplicação de castigo), principalmente no rosto. Não obedece ninguém. O que fazer?

  • Procure um psiquiatria especializado em infância e adolescência para uma primeira avaliação.

    Dr. Orlando Luiz Krieger
    Psiquiatria
    Rio de Janeiro / RJ
  • Querida mãe, o seu filho pode estar com Depressão, o que poucos profissionais tendem a diagnosticar, preferindo pensar em transtornos de personalidade e outros. É necessário que você o leve num bom Psiquiatra. Nestes casos acontece muito o pedido(Neurologistas) de Eletroencefalograma, o que é inútil. Na minha experiência, a Homeopatia tem resultados excelentes em todos casos, e antidepressivos adequados e em dose certa para críanças, também são bons, caso o seu médico de confíança não tenha conhecimento (Especialização) em Homeopatia.

    Dr. Aledson Carlos Costa de Araujo
    Homeopatia
    Psiquiatria
    Niterói / RJ
  • A agressividade pode ser sinal de alguma outra doença emocional. Vale a pena passar por um psiquiatra. Tb é interessante verificar se existe agressividade no ambiente em que ele está inserido, pois ele pode estar reproduzindo o que vê e ouve. Outra possibilidade é que ele esteja desafiando o ambiente a fim de encontrar os limites do seu próprio comportamento. Vale a pena ajudá-lo a discernir o correto do errado. Até mesmo colocando ele de castigo ou retirando benefícios frente às condutas inadequadas.

    Dr. Beverly Martinez
    Psiquiatria
    Campo Grande / MS
  • Procure um Psiquiatra Infantil para melhor avaliação e conduta.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • Agressividade em crianças pode ter muitas causas: podem ser sinais de transtornos de conduta mais graves, em crianças que se comportam sem conseguir ter respeito pelo sofrimento dos outros; também é mais frequente em crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH). Crianças deprimidas podem ser mais irritáveis e agressivas, também.

    Além destes fatores, existem outros, que são ambientais: fazer parte do grupo dos "meninos maus", o grupinho dominante que comete bullying com os mais fracos; ser vítima de violência por parte de outras crianças ou professores; ser vítima de violência em casa.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria