Tenho medo de tudo. O que devo fazer?

  • O medo não é uma doença. Ele pode ser normal, pois precisamos ter medo de algumas situações, para nos protegermos. Determinados estilos de educação, em casa, também podem tornar as pessoas mais medrosas.

    Entretanto, algumas pessoas têm medos excessivos e, com isto, deixam de realizar muitas coisas e de aproveitar a vida. Os principais diagnósticos relacionados a medo excessivo são as fobias: fobia de altura, de ambientes fechados ou com muita gente, fobia social (medo excessivo de passar ridículo em situações como dar aulas, falar na frente de outras pessoas, paquerar) são os mais frequentes. Mas existem fobias de insetos ou outros animais, de sangue, de doenças graves específicas, tais como câncer.

    Pessoas com depressão também podem apresentar medos exagerados, que desaparecem ou melhoram muito com o tratamento da depressão.

    No caso das fobias, quando aparecem no contexto de outros transtornos ansiosos ou de depressão, muitas vezes melhoram com tratamento medicamentoso adequado (geralmente inibidores seletivos de recaptura de serotonina) e, no caso das fobias, a psicoterapia cognitivo-comportamental é o tratamento de primeira escolha.

    A primeira coisa que deve fazer é ir a um psiquiatra que conheça bem os quadros ansiosos e fóbicos, para um diagnóstico correto.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria