O que fazer quando um doente não aceita ser tratado?

  • O ideal é buscar alguém diferente que tenha uma boa relação com o paciente para que possa sugerir a busca por ajuda, outra coisa é ver a possibilidade de consulta a domicílio para essa pessoa, outra maneira de ajudar é não confrontar o paciente e sugerir a ele a ajuda. Psicólogo também pode ser um caminho interessante e geralmente mais aceito pelos pacientes. Mostre a ele quantas coisas mudaram na vida dele que justifica a busca por ajuda.
    Espero ter ajudado e saúde na cabeça.

  • Primeiramente precisamos entender porque ele não quer ser tratado: teve uma experiência ruim no passado ou nunca se tratou? A conduta inicial vai depender da gravidade do quadro. Uma das opções pode ser uma internação para estabilização do quadro, outra opção pode ser a psicoterapia para sensibilização.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • Trata-se de uma questão difícil de responder em poucas palavras. O correto é que vocês passem numa consulta com psiquiatra, para poder orientar especificamente o seu caso.

    Há muitos motivos para uma pessoa não aceitar tratar-se:

    - não perceber que está com algum problema;

    - perceber, mas não aceitar que está com algum problema (por exemplo, por envergonhar-se);

    - estar psicótico, i.e., perder o vínculo com a realidade;

    - estar incapacitado de envolver-se com atividades de modo geral, por exemplo, por quadro depressivo ou sintomas negativos de esquizofrenia;

    - dificuldades de relacionar-se com os profissionais que o atenderam.

    Em casos de pacientes psicóticos ou gravemente deprimidos, com eventuais riscos graves, pode-se proceder a internação, mediante avaliação psiquiátrica.

    Em outros casos, a família pode procurar orientação profissional para elaborar estratégias de como motivar a pessoa a tratar-se.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Quando um paciente não aceita o tratamento, inicialmente temos que identificar se se trata de uma falta de senso crítico com relação à doença (acreditar que não está doente e não precisa de remédios) ou se tem experiências desagradáveis de efeitos colaterais que criaram um estigma relacionado aos psicotrópicos. Uma vez identificado, podem ser tomadas duas atitudes: tratamento institucional inicialmente e, depois de estabilizado, continuar ambulatorialmente. E outra alternativa seria realizar um trabalho multidisciplinar com a finalidade de melhorar o insight com relação ao quadro, enfatizando na real importância de tomar as medicações.