Minha esposa teve depressão há 6 anos, ela era fumante, agora parou de fumar. Está com muita angústia. Pode ser a abstinência do cigarro?

  • A cessação do tabagismo está associada à redução de depressão, ansiedade e estresse e à melhoria da qualidade de vida e do humor positivo. Os tamanhos de efeito são iguais ou maiores do que os do tratamento com antidepressivos para transtornos de humor e ansiedade.
    Em uma metanálise (Taylor et al, 2021), em comparação com as pessoas que continuaram a fumar, as pessoas que pararam de fumar mostraram maiores reduções em ansiedade, depressão ou nestes dois sintomas combinados. Em pessoas que pararam de fumar, houve menor incidência de novos casos mistos de ansiedade e depressão.
    Nesse mesmo estudo, em comparação com as pessoas que continuaram a fumar, as pessoas que pararam de fumar mostraram maiores melhorias em sintomas de estresse, sentimentos positivos e bem-estar mental.
    Ela está no caminho certo. Caso se prolongue os sintomas de angústia, pode ser recomendada uma avaliação com um profissional de saúde mental.

    Dr. Osvladir Custódio
    Psiquiatria
    Psicoterapia
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Parar de fumar tabaco pode levar a sintomas de abstinência, dos quais alguns podem ser vivenciados como ansiedade ou angústia. O bom é que pessoas que não fumam tem menos ansiedade do que fumantes. Assim, passada a fase inicial, a tendência é ela estar mais protegida contra angústia e ansiedade. Os estudos mostram que parar de fumar com tratamento é seis vezes mais eficiente que parar de fumar sozinho, sem acompanhamento medicamentoso e comportamental. Há consultórios particulares de psiquiatras com experiência na área e ambulatórios públicos com equipes de tratamento de tabagismo que podem ser úteis.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Pode ser ansiedade e abstinência ao cigarro, a depender de quanto tempo faz que ela parou de fumar. Leve a mesma para uma avaliação com psiquiatra o quanto antes. Quanto mais precoce o tratamento, tanto melhor! Abraço.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência