Como conseguir aceitação ao tratamento psiquiátrico de um filho com sintomas psicóticos, mas que não consegue entender a necessidade de tal tratamento?

  • Nessa situação é importante você mostrar a ele o antes e o depois, ou seja, mostre como ele era sem a doença e depois fale pra ele como ele ficou diferente com a doença, isso vai melhorar a razão e o entendimento sobre o que foi provocado de mudanças quando o quadro começou. Também mostre o porquê do tratamento ser importante, ou seja, diga que o remédio o deixou mais tranquilo, sem os sintomas. Ele precisa perceber isso. Daí, a coisa ficará fácil pra ele se auto gerenciar e reconhecer a necessidade do tratamento.

  • Um bom vínculo com o psiquiatra é o que é ainda a melhor resposta para um bom tratamento. Às vezes somente uma internação resolve o caso.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • Dependendo do grau de comprometimento psiquiátrico, é possível estimular a pessoa a procurar um tratamento (ou aceitar que o levem a um tratamento) e, se o profissional estabelecer um bom vínculo com o paciente, muitas vezes acaba aceitando tratar-se. Em situações extremas, pode haver necessidade de internação, pelo menos até haver uma melhora que possibilite o tratamento ambulatorial ou em consultório. O grau de aceitação não depende somente do grau de adoecimento, mas pode haver variações individuais, como em pacientes não psicóticos. Sugiro que, se tiver muitas dificuldades em estimular seu filho a aceitar pelo menos fazer uma consulta, que faça você a consulta com um especialista, que poderá orientá-lo de modo específico para o caso de seu filho.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria