Boa tarde! Há muitos anos tive depressão, tomei vários tipos de medicação, por questão financeira e outros, parei meu tratamento. Mas agora, depois de 25 anos, estou me sentindo horrível, não tenho razão pra viver, preciso de ajuda.

  • Você deve procurar um psiquiatra e recomeçar seu tratamento. As depressões precisam ser tratadas por períodos prolongados e, quando a pessoa já teve mais crises, possivelmente deverá tomar medicação para sempre. Melhorando por períodos prolongados, os remédios são por vezes diminuídos. Mas, parar o tratamento completamente tem chances enormes de recaída: cerca de 50% para quem teve uma crise, 70% para quem já teve duas e 90% para quem teve três. Se não tiver possibilidade financeira, hoje em dia, os postos de saúde também dispõem de antidepressivos e médicos não psiquiatras também sabem tratar alguns casos mais leves de depressão. E, certamente, melhor você fazer um tratamento com um não-especialista do que ficar sem nenhum tratamento. Em todo o mundo, a maior parte das depressões é tratada por não-especialistas.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria