Acredito que tive meu primeiro ataque de pânico dias atrás e agora não consigo parar de pensar se vou ter de novo, fico ansiosa o dia inteiro, sentido falta de ar, qualquer coisa no meu corpo me dá um desespero. É possível controlar isso?

  • Sim, você teve um ataque de pânico, essas situações são realmente terríveis, às vezes a sensação é que vai morrer ou ter alguma coisa muito séria. Minha sugestão nessas situações é a seguinte: faça 20 respirações profundas com os olhos fechados nas crises ou tente com os olhos fechados identificar 5 barulhos do ambiente, isso ajuda a canalizar a crise. Aconselho você procurar um psiquiatra o quanto antes, pois você está com sintomas ansiosos que estão prejudicando sua rotina e vida social. Fica com Deus e saúde na cabeça.

  • Sim! Tanto as crises de pânico quanto a ansiedade são fundamentalmente tratados com remédios antidepressivos e ansiolíticos, além de psicoterapia cognitiva comportamental, meditação, ioga, atividade física regular, evitar consumo de café e outros estimulantes (pó de guaraná, energéticos etc), dieta saudável, etc.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência