Eu adotei uma menina de 06 anos, que a mãe era usuária de drogas. Ela incomoda demais, se atira no chão, grita quando contrariada, dá problema na escola, não consegue ficar sentada, come demais até vomitar. Está tomando risperidona e não resolve.

  • Fico feliz pela sua adoção. Mas existe muitos fatores que muitas pessoas não levam em conta antes da adoção. Você não conhecia a família dessa criança, como era a personalidade do pai e da mãe, que tipo de tratamento eles davam à criança, o quanto a criança foi abusada ou não fisicamente e verbalmente, se a mãe fez ou não pré-natal, se a mãe biológica sofreu agressões na gravidez ou passou por vários estresses, se a criança nasceu com algum distúrbio ou não. Tudo isso e mais coisas podem interferir no comportamento da criança, principalmente a mudança de ambiente, os novos pais, e também a questão da criança ter a possibilidade de ter um Transtorno mental como retardo, Transtorno de conduta, ou algum outro. Sugiro você voltar ao psiquiatra para ele rever o tratamento. Forte abraço.

  • Como a mãe era usuária de substâncias ilícitas, esta criança pode ter um quadro de TDAH e/ou transtorno de Oposição. A Risperidona é um bom remédio para agressividade e agitação, mas não trata a hiperatividade e desatenção. Procure um(a) psiquiatra da Infância e da Adolescência para melhor avaliação e conduta do quadro da sua filha.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência