Tenho TAG bastante elevada, o que devo fazer?

  • Seguem três dicas pra ajudar você com o TAG
    1° técnica
    Pode parecer bobo pra você, mas é realmente eficaz.

    Você realizará 20 respirações profundas com os olhos fechados e de preferência pensando em algo bom da sua vida.
    Dica: Repita isso todas as vezes que ficar ansioso.

    2° técnica
    Procure um lugar reservado e feche os olhos e tente identificar 5 barulhos ou ruídos no ambiente que estiver.
    Isso ajudará a desfazer os pensamentos que te deixam ansioso
    Dica : repita sempre que precisar

    3° técnica
    Não dê vazão a pensamentos que te deixam ansioso. Sempre que tiver pensamentos negativos ou ruins isso gerará em você sentimentos de medo e desconforto, quanto mais você pensar mais você sofrerá.

    A dica aqui é colocar um novo pensamento positivo no lugar; se não conseguir, saia do local e procure um estímulo novo como uma conversa, um telefonema para alguém ou algo diferente da situação que te deixou ansioso.

  • Os sintomas podem variar de uma pessoa para outra. Os mais comuns são:
    * Inquietação;
    * Fadiga;
    * Cansar-se facilmente;
    * Irritabilidade;
    * Dificuldade de concentração ou "branco";
    * Tensão muscular;
    * Dificuldade em controlar a situação;
    * Problemas de sono.
    Existem também outras queixas que podem estar associadas ao transtorno da ansiedade generalizada:
    * Palpitações;
    * Falta de ar;
    * Taquicardia;
    * Aumento da pressão arterial;
    * Sudorese excessiva;
    * Dor de cabeça;
    * Alteração nos hábitos intestinais;
    * Náuseas;
    * Aperto no peito;
    * Dores musculares.

    DIAGNÓSTICO
     O diagnóstico do TAG leva em conta a história de vida do paciente, a avaliação clínica criteriosa e, quando necessário, a realização de alguns exames complementares como, por exemplo, exames do coração. Algumas escalas podem servir como auxílio para o diagnóstico.
    Como os sintomas podem ser comuns a várias condições clínicas diferentes que exigem tratamento específico, é fundamental estabelecer o diagnóstico diferencial com TOC, síndrome do pânico ou fobia social, por exemplo.
     TRATAMENTO:
    Consiste no uso de antidepressivos, calmantes naturais ou sintéticos e benzodiazepínicos (como o Diazepam).
    A psicoterapia cognitiva comportamental também é fundamental nestes casos.
    A prática de exercícios aeróbicos e meditação também pode ajudar muito.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência