Por favor gostaria muito de saber se tem alguma diferença entre psicoterapia e terapia, ou é a mesma coisa, o mesmo tratamento?

  • Não há diferença entre psicoterapia e terapia. Porém, algumas vezes o termo terapia é utilizado para designar demais terapias não psicoterápicas como massoterapia (massagem terapêutica), musicoterapia, terapia de florais, dentre outras. A psicoterapia só deve ser exercida por psicólogo ou psiquiatra habilitado. Existem diversas abordagens psicoterápicas como Gestalt Terapia, Psicoterapia Psicodinâmica, Breve Focal, Cognitivo-comportamental, Psicanalítica.

    •  Arthur Melo e Kummer
  • De modo geral, usa-se o termo "psicoterapia" de modo intercambiável com "terapia", ou seja, denominando o mesmo tipo de tratamento.

    Entretanto, existe uma instância onde isto não ocorre:

    O termo "psicoterapia" envolve uma raiz, "psique", que significa"alma" e, por extensão, "mente". A maioria das terapias tem como pressuposto que o funcionamento mental faz parte das causas dos comportamentos humanos e que a pessoa entender como funciona sua mente a ajudaria a lidar melhor com seus problemas.

    Entretanto, existe uma linha de terapia que não leva em consideração fenômenos mentais: a terapia comportamental. Ela se propõe a analisar a relação que as pessoas têm com o mundo e considera que, se a pessoa entender melhor esta relação, conseguirá rersolver melhor seus problemas. Para a terapia comportamental, os fenômenos mentais são apenas consequência desta relação da pessoa com o mundo e não uma causa de seus problemas. Se a relação da pessoa com o mundo for corrigida, sua mente mudará, como consequência. Para a terapia comportamental, assim, não se usa o termo "psicoterapia".

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • O termo " terapia" pode ser utilizado para outras áreas como a fonoaudiologia, a terapia ocupacional e a própria psicologia. A psicoterapia significa que você está em processo psicoterapêutico. Isso engloba o estudo do comportamento, da mente humana e das emoções. Quando coloca-se psico (terapia), psico (pedagogia) sempre haverá questões emocionais a serem investigadas e tratadas. Espero ter lhe ajudado. Abraços.

     Thereza Christina Goulart Tavares de Lima
    Psicoterapia
  • Terapia é um nome mais genérico para psicoterapia, na prática, são a mesma coisa.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • Chama-se de psicoterapia genericamente a todas as abordagens terapêuticas não medicamentosas dos sofrimentos psíquicos e emocionais. Terapia e abreviatura para psicoterapia. Existem orientações teóricas e técnicas diferentes nas diferentes abordagens psicoterapeuticas que devem sempre ser conduzidas por médicos ou psicólogos com preparo e formação específicos para esse tipo de prática.

    Drª. Ester Hadassa Sandler
    Psicoterapia
    Psiquiatria da Infância E Adolescência
    São Paulo / SP
  • A Psicoterapia é um tratamento que busca curar as doenças da mente, os transtornos psicológicos e reestabelecer a saúde mental das pessoas. Terapia é a parte da medicina que se dedica aos cuidados oferecidos aos doentes e à escolha do tratamento necessário.

     Jorge Luis Pereira
    Psicoterapia