Olá, tudo bem? Tenho uma filha de 3 anos, ela tem um sério problema de garganta, tem as amígdalas inchadas, com muita infecção. Já levei ao otorrino, não tem adenoide, nem carne esponjosa, não para de dar infecção. O que você me indica?

  • Olá! Amigdalites de repetição (ou tonsilites de repetição) atrapalham o dia-a-dia de toda a família, já que, além de a criança ficar debilitada por dias, refém de antibióticos e sujeita a perder aulas e comprometer seu sono, os pais ficam angustiados. Provavelmente, estas amígdalas estão cronicamente doentes e bactérias ficam acumuladas de um modo resistente ao tratamento convencional (o que chamamos de biofilme). Certamente, já foi orientado a redobrar os cuidados com fatores alérgicos e, mesmo não apresentando aumento de adenoide, essa situação arrastada pode ser resolvida com cirurgia!

    Dr. Fernando César Mariano
    Otorrinolaringologia
    Medicina do Sono
    Curitiba / PR
  • Prezado paciente,

    A vigência de hiperplasia obstrutiva de tonsilas palatinas por si só, já configura critério de indicação cirúrgica.

    Se há crises infecciosas bacterianas (as que demandam antibioticoterapia) em caráter recorrente igual ou superior a 3 episódios por ano em anos consecutivos ou 5 em um único ano, a cirurgia, caso não haja contraindicação clínica, também poderá ser indicada no intuito de melhorar ou resolver o quadro.

    Siga o acompanhamento com o seu otorrino, ele certamente tem em mente tais ferramentas teóricas e está pesando os riscos e benefícios de se indicar o procedimento para o seu filho.

    Dr. Gustavo Guagliardi Pacheco
    Otorrinolaringologia
    Rio de Janeiro / RJ