Estou com a pressão do olho um 19 e outro 20, é normal?

  • Dependendo do estado (aparência) do nervo óptico e de outros parâmetros clínicos sim, é normal. A pressão ocular pode oscilar entre 10 a 21, em média, e ter pequenas diferenças entre os 2 olhos (até 4 mmHg). Há de se considerar ainda a espessura da córnea para a análise da pressão ocular, pois esta pode estar hipo ou hiperestimada em função da espessura corneana.

  • A pressão intraocular é considerada alta a partir de 21 mmHg e normal abaixo de 20 mmHg. Porém, só a medida da pressão não afasta a possibilidade de Glaucoma, devendo ser realizado também o Fundo de Olho, pois há casos de glaucoma com a pressão normal (abaixo de 21 mmHg).

    Drª. Luma Frizzera
    Oftalmologia
    Aracaju / SE
    Marcar consulta
  • Pode se indício de glaucoma, porém não a pressão ocular tem a ver com isto, temos que realizar mais exames como fundo de olho, curva pressórica e campo visual seriado para fechar um diagnóstico.

    Dr. Jose Alberto Rapp Ruiz
    Oftalmologia
    Coxim / MS
  • É normal. A pressão ocular normal varia de 09 mmHg a 21 mmHg (salvo em casos em que há variações da espessura da córnea do paciente que possam falsear o valor da pressão intraocular). As pressões dos dois olhos não precisam estar no mesmo valor para que seja normal. Uma variação maior que 04 mmHg entre os olhos pode ser considerada suspeita.

    Dr. Jose Henrique Casemiro
    Oftalmologia
    Cascavel / PR