Como sei se estou com conjuntivite ou se é alguma alergia?

  • Tanto a alergia quanto a conjuntivite podem se apresentar de maneira semelhante, como olhos irritados e vermelhos com sensação de areia. Geralmente na conjuntivite encontramos também secreção e pode estar acompanhada por quadro gripal. O ideal seria procurar um oftalmologista, pois é o profissional melhor capacitado para isso!

  • Conjuntivite viral tem um quadro de evolução rápida, com intenso desconforto, com ardência ocular, prurido ('coceira'), olho congestionado, vermelho, sensação de areia no olho, muita secreção no olho acometido e fotofobia importante com lacrimejamento.
    Alergia ocular tem um quadro bem mais brando, marcado mais por prurido (coceira) e secreção não tipo pus, mas tipo linha (secreção bege, viscosa que estica como se fosse uma linha). Se a alergia é intensa, pode cursar com olho vermelho, mas não tão sensível à luz, e com bem menos secreção que no quadro infeccioso.

    Drª. Luciana Cunha do Prado
    Oftalmologia
    Rio Verde / GO