O que seria resistência à insulina? Uma pessoa diabética pode ter isso? Uso insulina há mais de 10 anos e sempre me sinto mal quando tomo.

  • A insulina é um hormônio que diminui a glicose (açúcar) no sangue. Consegue isto fazendo que a glicose entre dentro das células, para que sua energia seja utilizada para as diversas funções do corpo. Quando existe resistência à insulina, precisa-se de níveis muito altos de insulina para que essa glicose seja distribuída e não fique circulando em níveis altos no sangue. Em geral, é uma condição prévia à diabetes de tipo II, que, se não for tratada pode desencadear uma diabetes.
    Existem diversos motivos pelos quais você pode estar passando mal ao tomar insulina, mas o conceito de resistência à insulina não faz referência ao mal-estar ao tomar a medicação.

    Drª. Analía Arguello
    Nutrologia
    Novo Hamburgo / RS