Meu esposo tem convulsões desde um traumatismo craniano há uns dez anos. Ele tomava fenitoína, recentemente trocou por carbamazepina, porém piorou bastante e tem crises com frequência. As medicações não são eficazes. O que fazer?

  • Olá! Bom dia!
    Primeiramente é importante saber se a epilepsia está realmente associada a esse traumatismo e se tem uma etiologia (causa) definida, ou desconhecida. Outro ponto importante é saber o tipo de crise (focal ou generalizada), para a escolha do melhor medicamento.
    O Carbamazepina é uma excelente opção para controle de crises focais, já para crises generalizadas, não é tão eficaz, apesar de poder ser usada para o tratamento. Um aspecto interessante é que o carbamazepina e o fenitoína podem piorar as crises, se estas forem crises mioclônicas.
    Outro ponto importante é saber se o medicamento está na dose adequada, muitas vezes precisa aumentar a dose e até mesmo associar medicamentos diferentes. Por fim, é fundamental o uso correto da medicação. Recomendo, se possível, acompanhamento periódico com um neurologista até atingir melhor controle das crises.
    Espero ter ajudado! Que Deus abençoe! Abraços!

    Dr. Filipe Miranda Milagres Araujo
    CRMMG 57153
    RQE 42850

    Dr. Filipe Milagres
    Neurologia
    Barbacena / MG
  • Boa noite, as crises epilépticas (convulsões) podem ocorrer após TCE (traumatismo cranio encefálico) e deve ser tratada quando ela recorre. Ambas as medicações (fenitoína e carbamazepina) são eficazes e pode ser necessário ajustar a dose e frequência de uso. Sempre é importante avaliar se há algum efeito colateral e para isto um exame de sangue periódico para avaliar função hepática e hematológica se faz necessário.

    Dr. Paulo Pereira Christo
    Neurologia
    Belo Horizonte / MG