Dormi após o almoço e acordei sem memória recente. Fui ao pronto atendimento e fiz eletrocardiograma, não tendo sido diagnosticada alteração. Após umas 3 horas comecei a relembrar. O que devo fazer?

  • Bom dia. Seu sintoma pode tratar-se de um episódio de amnésia global transitória. Para fazer este diagnóstico é necessário descartar outras condições neurológicas, como isquemias cerebrais ou crises epilépticas, bem como pode ser feito exame de imagem (ex.ressonância magnética de crânio) descartando estas últimas e confirmando então, a amnésia global transitória. De toda forma, caso realmente tenha sido um episódio de amnésia global transitória, fica tranquila pois ela raramente recorre, e o bom é que você recupera completamente a sua memória. Porém, para "bater o martelo" referente a esta hipótese é necessária uma consulta com neurologista, para ter certeza de que este é o diagnóstico correto e também para receber orientações sobre fatores de risco e conduta.

    Drª. Nayara Immich
    Neurologia
    Chapecó / SC