Minha mãe teve sarcoidose há uns 15 anos, foi bem severa e acometeu os pulmões! Hoje ela está sentindo dores fortes no corpo e no exame de sangue deu fígado gorduroso. Pode ser novamente a sarcoidose que voltou?

  • Boa tarde. A sarcoidose é uma doença que apresenta períodos de exacerbação dos seus sintomas. Estes podem acometer muitos órgãos, como foi o caso da sua mãe, em que a implantação foi nos pulmões. A recidiva do processo inflamatório da sarcoidose pode sim acontecer, pois ainda não se dispõe de cura definitiva. A esteatose hepática (gordura no figado) pode ter várias causas e precisa ser investigada.
    Então, seria interessante manter um acompanhamento médico para a recidiva da sarcoidose e investigação dessa esteatose.
    Atenciosamente.

    Dr. Carlos Gilvan Nunes de Carvalho
    Clínica Médica
    Infectologia
    Teresina / PI