Boa noite. Estou tratando um gato meu com esporotricose. Tenho uns tocos de árvores na varanda. Eu já o separei, mas não sei o que fazer nesse ambiente. Plantas. O que faço? Aonde pode lavar? Lavei com sabão e sanitária. Mas e sofá?

  • Boa tarde! Se sua preocupação é com contaminação de alguém da casa através das plantas, não há nada a fazer, visto que o fungo da esporotricose está presente normalmente nesse ambiente. Porém, atualmente, a principal forma de transmissão para humanos não é pelo contato com plantas e sim pelo contato com gatos infectados. Cuide bem do seu animal para que ele tenha chance de se curar. Ao cuidar dele, use luvas para não ter contato direto com suas feridas e secreções e não deixe que ele lhe lamba, morda ou arranhe, pois é através deste contato que ocorre a transmissão. Quanto à limpeza do ambiente, é normal, com água, sabão, desinfetante, etc.
    Att.

    Drª. Diana Galvão Ventura
    Infectologia
    Infectologia Hospitalar
    Rio de Janeiro / RJ