Boa tarde! Que tipo de exame descobre se a paciente tem câncer de útero ou de vagina? Citologia ou colposcopia?

  • Boa noite! Na verdade a medicina trabalha há muito tempo na prevenção dessas patologias, isto é, na detecção de lesões que antecedem o Carcinoma invasor (câncer). Os exames que estruturam esse trabalho são: exame ginecológico com coleta da Citologia Oncótica (Exame papanicolau), que devem ter um periodicidade independente de sintomas; colposcopia em casos específicos (alteração no resultado da citologia ou no exame ginecológico) e biópsia no caso da presença de lesões da vulva, colo ou vagina. Para maiores esclarecimentos consultar seu ginecologista.

    Dr. João Paulo Timbó
    Ginecologia E Obstetrícia
    Fortaleza / CE
  • Para o câncer de colo de útero seria a colpocitologia (preventivo), junto com uma colposcopia com biópsia (caso dê alguma suspeita). No caso do Corpo de útero, seria realizar uma videohisteroscopia, mas sabendo que esse tipo de câncer tem as suas incidências maiores em pacientes nulíparas (que nunca tiveram filhos), diabéticas, hipertensas e obesas. O primeiro sinal de câncer de útero (corpo) é o sangramento. No caso de câncer de vagina, uma citologia com posterior vaginoscopia.

    Dr. Elias Jose Newton Aloan
    Ginecologia E Obstetrícia
    Rio de Janeiro / RJ