Há algum tempo noto que alguns líquidos e comidas têm deixado meu estômago inchado, duro e com gases. O que devo fazer?

  • Observe se isso ocorre com maior intensidade e frequência quando ingere leite e derivados, ou alimentos com laticínios, pois pode ser intolerância à lactose. Na dúvida, retire da dieta todos os laticínios por pelo menos 2 semanas e veja se tem melhora dos sintomas. Gastrite, infecção por H. pylori, doença celíaca e doenças funcionais também podem causar estes sintomas, na persistência dos mesmos deve procurar um gastroenterologista para melhor avaliação.

    Drª. Valeria Dantas de Oliveria
    Hepatologia
    Gastroenterologia
    Brasília / DF