Bactéria no estômago, o que é isso? É sério? Tem tratamento?

  • É um micróbio que infecta a parede interna da mucosa gástrica, próximo ao canal do piloro, provocada pelo Helicobacter Pylori, bactéria responsável desde indivíduos assintomáticos, até casos mais graves com o aparecimento de Gastrites [Aguda e Crônica], Úlceras [Gástrica e Duodenal] e tumores gástricos [Adenocarcinoma e Linfoma Malt].

    Tem tratamento através da associação de 2 antibióticos e um antiulceroso, chamado inibidor da bomba de prótons [IBP], que facilita a ação dos antibióticos, por diminuir a acidez [ph] gástrica, tendo alto percentual de cura [acima de 90%]. Existem esquemas de tratamento de 1a. linha, e em casos rebeldes, de 2a. e 3a. linhas, nos casos de bactérias resistentes ou em reinfecções.

    Dr. Mario Assunção B C Gomes
    Gastroenterologia
    Pato Branco / PR
    Marcar consulta
  • Helicobacter pylori é uma bactéria que pode desenvolver-se no estômago quando encontra as condições adequadas e tem tratamento com medicamentos específicos.

    Dr. Bruno Sander
    Endoscopia
    Gastroenterologia
    Belo Horizonte / MG