É NORMAL UMA JOVEM DE 15 ANOS AINDA NÃO TER MENSTRUADO? ATÉ QUE IDADE ELA PODE MENSTRUAR?

  • Depende. Caso as demais características sexuais estejam desenvolvidas (mamas, pelos) e, se ela for saudável e tiver peso normal, pode-se esperar até os 16 anos. Caso o corpo seja "infantil", aí faz-se necessário uma investigação. Doenças crônicas com controle ruim, alguns medicamentos e desnutrição podem atrasar e até impedir a menstruação.

    Dr. Christopher Gallotti Vieira
    Endocrinologia Pediátrica
    Pediatria
    Chapecó / SC