É normal menina de 7 anos apresentar pêlos pubianos e idade óssea avançada?

  • O aparecimento de pelos pubianos está entre um dos sinais que caracterizam a puberdade. Os outros sinais podem ser, broto mamário, acne, odor axilar, etc. O que se percebe é que o início puberal dessa geração atual tem sido mais cedo e, portanto, esse evento pode iniciar nessa idade e não ser nenhum problema. A idade óssea sofre ação desses hormônios puberais e pode sim estar avançada. No entanto é importante analisar quanto desse avanço em relação a outros dados físicos.

    • Dr. Thiago Santos Hirose
    • Dr. Bráulio Gama da Silva
    Drª. Lana do Monte Paula Brasil
    Endocrinologia Pediátrica
    Natal / RN