Há 4 anos que trato de hipotireoidismo... meus exames sempre estão alterados... tomo medicamentos, mas nunca normaliza. Desisto do tratamento?

  • Tem que reajustar a dose.

    Dr. Bruno Neves Ramos
    Endocrinologia E Metabologia
    Medicina Nuclear
    São Luís / MA
  • Tomando os medicamentos tem que normalizar, alguma coisa está errada.

    Dr. José Umbelino de Morais
    Clínica Médica
    Endocrinologia E Metabologia
    Uberlândia / MG
  • Não sei sua idade e nem se o hipotireoidismo é clínico ou subclínico, porém se usa medicamento (qual a dose?) tem que observar se usa o medicamento cedo e em jejum e permanecer uma hora sem se alimentar. Não pode usar nenhum outro remédio junto - sobretudo para estômago como Omeprazol que diminui a sua absorção. E, não deve tomar remédio genérico pq não tem a mesma bioequivalência. Hoje recomendamos não mudar a marca do remédio também.

    Dr. João Carlos de Melo Luz
    Endocrinologia E Metabologia
    Uberlândia / MG
  • Precisa verificar qual dose você está utilizando, é bem provável que não seja a dose adequada para o seu caso. Outra coisa é como você está tomando. O recomendado é tomar a medicação apenas em jejum, ou seja, com o estômago vazio, com água, esperando meia hora para se alimentar ou tomar outras medicações. De qualquer maneira, é preciso verificar como estão os seus exames laboratoriais numa consulta médica. Alguns casos, conhecidos como hipotireoidismo subclínico, podem não precisar de tratamento, mas tudo isso precisa ser verificado em consulta. Então, antes de desistir do tratamento e ter que arcar com as consequências de um hipotireoidismo descompensado, sugiro que você agende uma consulta com um endocrinologista.

    Drª. Mariana Tenorio Antunes Reis Murin
    Endocrinologia e Metabologia