Doutor Responde
Login

Olá, gostaria de saber qual o melhor tratamento para estrias brancas. Ouvi falar que o dermaroller e a micropuntura garantem bons resultados, mas gostaria de saber se há algum risco nesses procedimentos e qual indicariam para o meu caso. Obrigada!

Olá, gostaria de saber qual o melhor tratamento para estrias brancas. Ouvi falar que o dermaroller e a micropuntura garantem bons resultados, mas gostaria de saber se há algum risco nesses procedimentos e qual indicariam para o meu caso. Obrigada!
  • Olá, bom dia!
    Existe hoje no mercado, diversas opções de tratamentos bem eficazes para estrias até mesmo as brancas. O tratamento ideal para cada caso vai depender do tipo de pele, tipo e tamanho das estrias, idade do paciente e das estrias, entre outros. Muitas vezes para se obter resultados ainda melhores, opta-se por associar mais de um tratamento. O ideal é procurar um médico dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia para te indicar qual a melhor opção para o seu caso.
    Os principais tratamentos são:

    " Fórmulas a base de ácido: o tratamento é realizado em casa com aplicação de cremes à base de ácido retinóico que aceleram a renovação celular e atua na formação de colágeno novo. O resultado só é percebido após um ano e deve ser interrompido se a pessoa for para o sol. A fórmula mais adequada deverá ser prescrita por um médico dermatologista devidamente capacitado.
    " Peelings Químicos: aplicação de ácidos sobre a pele realizado por médico dermatologista em consultório com o objetivo de remover as camadas externas da pele e estimular a renovação celular. Os peelings podem ser superficiais, médios e profundos dependendo do Produto utilizado e da sua capacidade de penetração (epiderme ou derme). Logo após o procedimento, a pele pode ficar com aparência avermelhada, e em alguns casos, inchada. Nas primeiras 24 horas, pode, ainda, ficar escurecida e começar a descamar, eventualmente formando crostas que não devem ser retiradas para evitar manchas e cicatrizes. Após o procedimento, use hidratantes, evite exposição solar direta durante o período recomendado pelo médico e use filtro solar para evitar hiperpigmentação (manchas). Evite fumar no dia do procedimento e não utilize anti-inflamatórios para retirar a vermelhidão.
    " Dermaroller: trata-se de um rolinho com inúmeras microagulhas que é aplicado diversas vezes sobre a pele, promovendo a formação de colágeno e elastina, além de originar uma intensa renovação celular. Essas agulhinhas podem ter desde 0,5mm até 2,5mm de comprimento. As agulhas de 1,0mm ou mais só podem ser usadas por médicos. O tratamento dói um pouco e pode ser necessária a aplicação de anestésico na pele antes da sessão. Tem capacidade de atingir desde a epiderme até a derme média e profunda. O efeito é duradouro e o tratamento só deve ser aplicado no consultório. É um equipamento de fácil manejo nas mãos de um médico treinado. Embora muito tranquilo, também necessita cuidados, tem efeito praticamente igual ao laser, porém é um procedimento mais seguro. Contudo, os cuidados pós-tratamento são imprescindíveis como são nas aplicações do laser. Entre esses o mais importante é o uso intensivo de protetor solar de boa qualidade, com fator 30 ou mais.
    " Lasers fracionados (Pixel e CO2): é um tratamento bem moderno para redução das estrias. É realizado um tipo de lixamento da pele, que elimina uma boa parte da camada superficial. Ajuda reduzir as estrias e pode acabar com aquelas mais recentes. Não é totalmente indolor, mas é considerado bem tolerável pela maioria dos pacientes. O diferencial deste tratamento é que é possível atingir as camadas mais profundas da pele, possibilitando uma sensível melhora na textura da pele. Essa tecnologia é chamada de fracionada justamente porque o laser é dividido em pequenos microfeixes, que conseguem atingir regiões bem pontuais e profundas, remodelando as cicatrizes. Pessoas mais morenas ou com fototipos altos requerem mais atenção neste tratamento.
    " Micropuntura: é uma técnica que consiste na estimulação mecânica com dermógrafo que possui uma pontinha de agulha descartável que vai estimular a região tratada para provocar uma leve inflamação e por processo natural vai ativar a produção de colágeno e elastina. Ao defender-se do processo invasivo a pele trabalha intensamente para regenerar-se produzir novos tecidos que irão preencher a área desgastada com novas células já diferentes do aspecto desgastado anterior. É um tratamento com bons resultados, custo acessível e aplicação segura em praticamente todos os fototipos de pele.

    Não esqueça de procurar um médico dermatologista para a indicação do melhor tratamento para você!

    Espero ter ajudado!

    0
    Dr. Caio Rosa Humaire
    Dr. Caio Rosa Humaire
    Dermatologia
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.