Olá, boa tarde. Meu pai está com um aneurisma da aorta abdominal infrarrenal com tamanho de 4,2 cm; com este tamanho já é indicada cirurgia ou não?

  • Em geral, o tratamento dos aneurismas da aorta abdominal infrarrenal está indicado para aquele acima de 50/55 mm no seu maior diâmetro, exceto para os aneurismas saculares. No caso do seu pai, é preciso que seja avaliado por um cirurgião vascular para saber as características do aneurisma e poder acompanhar a evolução do problema.

    Dr. Ivanesio Merlo
    Angiologia
    Cirurgia Vascular
    Rio de Janeiro / RJ