Oi, boa tarde. Gostaria de saber se uma pessoa que tem hérnia de disco L5S1 pode receber anestesia raqui ou peridural.

  • Sim, teoricamente sim. A estrutura anatômica envolvida em uma hérnia de disco está localizada na região anterior da coluna vertebral, um disco cartilaginoso de núcleo polposo que evita o contato ósseo entre duas vértebras, no caso L5 (quinta vértebra lombar) e S1 (primeira vértebra sacral). Seria importante ser determinada em qual direção se projeta a hérnia discal, se para as laterais ou para a face anterior do saco dural, assim como a ocorrência ou não de parestesias. Na imensa maioria das vezes, esse segmento L5-S1 não é o escolhido para o procedimento (mais comum entre L3-L4), bem como as agulhas utilizadas hoje em dia sequer alcançam o disco intervertebral. Também é importante determinar o porte do paciente, com informações sobre peso, altura, circunferência abdominal, diabetes, outras neuropatias, etc. Dependendo do procedimento cirúrgico e das comorbidades existentes, um bloqueio regional é mais bem indicado que a anestesia geral. Ocorre que, em caso de complicações anestésicas relacionadas à técnica ou a dificuldade do procedimento, não se poderia distinguir com clareza entre evolução da hérnia ou sequelas de possíveis complicações. Afinal, cada caso é um caso. Faça uma consulta pré-anestésica e eleja junto ao seu médico anestesiologista a melhor estratégia para o seu caso.

    Dr. Edino Soares
    Anestesiologia
    Medicina Legal e Perícia Médica
    Boa Vista / RR