O endométrio com 17 cm está acometido de tumor?

  • A espessura do endométrio é apenas uma medida avaliada em exames de imagem (normalmente ultrassonografia transvaginal) e essa informação deve ser interpretada em um contexto de cada paciente, considerando informações como idade e reposição hormonal. Acredito que a medida certa que você viu no seu exame foi 17 mm e não cm. É uma medida considerada aumentada para pacientes após a menopausa sem reposição hormonal. De forma nenhuma isso traduz que o endométrio está acometido por um tumor, mas via de regra uma paciente após a menopausa, com esse espessamento, requer investigação com histeroscopia e biópsia para descartar que o espessamento seja secundário a um câncer de endométrio incipiente.

    Dr. Gabriel Osain Chaar
    Cancerologia/cancerologia Cirúrgica
    Vila Velha / ES
  • Não podemos afirmar até ser realizado uma videohisteroscopia com a biópsia do endométrio.

    Dr. Elias Jose Newton Aloan
    Ginecologia E Obstetrícia
    Rio de Janeiro / RJ