Tenho dificuldade de defecar, as fezes são consistentes e finas e há desconforto para defecar, além de desconforto na região anal.

  • A dificuldade para evacuar pode acontecer por problemas locais na região do ânus. O desconforto também pode ter as mesmas causas. Fezes finas podem ter diversas causas. O mais adequado e prudente é ter uma avaliação com um Gastroenterologista ou Proctologista experiente e de sua confiança. Ele(a) certamente chegará ao diagnóstico correto, que permitirá o tratamento. Tenho certeza que ficará bem.

    Dr. Paulo Sergio Lopes
    Endoscopia Digestiva
    Gastroenterologia
    São Paulo / SP
  • Paciente deverá passar por uma avaliação clínica ou especializada inicialmente. Vários diagnósticos podem ser considerados. Deverá considerar faixa etária do paciente, tempo e evolução do sintomas referidos. Atentar especialmente para eventuais sangramentos e emagrecimento. Conforme avaliação inicial, progredir investigação se necessário com exames complementares.

    Dr. Pablo Tiago Rodrigues Goncalves
    Clínica Médica
    Gastroenterologia
    Pelotas / RS