Minha sogra está com dores na bacia e desce pela perna, ela tem desgaste e osteoporose, pode ser isso ou hérnia de disco ou outra coisa. Qual especialista procuro? Porque já procurei ortopedista, ele nem toca nela e é convênio, não é sus... obrigada!

  • Se a dor irradia para a perna, PODERÁ ter comprometimento de raiz nervosa, portanto, sugiro inicialmente ir ao neurologista ou neurocirurgião.

    Dr. Orival Alves
    Neurocirurgia
    Cascavel / PR
  • Osteoporose não dói. 'Desgaste' de articulações (=artrose) pode doer. Hérnia de disco é uma consequência de artrose: além de hérnias de disco, há várias outras alterações (na artrose) que eventualmente podem causar dor.
    Toda consulta pressupõe exame físico, independente se o convênio for o SUS ou se for um convênio privado - cujo custo no Brasil é bem baixo, se comparado ao gasto em saúde per capita pelos governos (='SUS' brasileiro) de países desenvolvidos.
    Converse com seu médico de familia ('clínico geral') para ele encaminhar (se for o caso) ao especialista correto e da confiança dele. Se for o caso de procurar um especialista, em geral, provavelmente seria para um Ortopedista, um Reumatologista, um Neurocirurgião ou um Especialista em Dor.

    • Dr. Eustáquio Diego Fabiano Campos
    Dr. Nevair Gallani
    Neurocirurgia
    Campinas / SP