Meu esposo sofre da apneia do sono. Qual o tratamento para essa doença?

  • O tratamento da apneia do sono tem como objetivo fazer com que a respiração não seja interrompida durante o sono.
    O tratamento principal é o uso de máquina CPAP, um aparelho colocando pressão positiva contínua nas vias aéreas para mantê-las abertas (máquina com uma máscara facial apertada colocada durante à noite).

    A cirurgia para liberação das vias aéreas pode ser uma opção em alguns casos, quando houve obstrução do nariz ou pelas amígdalas. As vezes, alguns pacientes precisam usar aparelhos odontológicos na boca, durante à noite, para manter a mandíbula posicionada mais para frente e impedir o bloqueio das vias aéreas.

    Precisa também corrigir os fatores agravantes : álcool, tabagismo, obstrução nasal...

    Drª. Marie Denise Clothilde Brihier
    Geriatria
    Piracicaba / SP
  • Olá, tudo bem? Primeiro, recomendo que procure um especialista em sono, usualmente um neurologista. É importante frisar, como os colegas já falaram anteriormente, que há várias causas para a apneia do sono - assim sendo, pode ser que seu marido necessite de uma abordagem multidisciplinar, podendo necessitar de acompanhamento em com otorrino, endócrino, nutricionista etc. A avaliação do especialista do sono permitirá identificar a causa e orientará a conduta mais adequada para o caso do seu marido. O importante é tratar a doença, visto que a apneia do sono não gera apenas um incômodo para o sono à noite, mas repercute na qualidade de vida do paciente. Um abraço e espero ter ajudado a esclarecer sua dúvida.

    Dr. Marcio Antonio da Silva
    Neurologia
    Americana / SP
  • Primeiramente deve-se fazer o diagnóstico correto através de uma polissonografia. Depois, uma vez diagnosticada a Apneia do Sono, deve procurar um Otorrinolaringologista para ver a necessidade de alguma correção cirúrgica da obstrução de vias aéreas. O uso de CPAP está bem indicado. Outra coisa importante é a perda de peso, em geral os pacientes com apneia tem obesidade.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • Existem três tipos de apneias do sono:

    1 - central, quando há problemas com os centros respiratórios e a pessoa, quando dorme, não responde aos estímulos (como diminuição do oxigênio ou aumento do gás carbônico, no sangue) que, normalmente, ativam estes centros. Este tipo de problema deve ser tratado, preferencialmente, por especialistas em sono que, geralmente, são neurologistas.

    2 - obstrutiva, quando existe algum tipo de impedimento à circulação do ar, nas vias respiratórias (podem ser quadros desde uma simples rinite crônica, desvios de septo nasal ou mesmo o aumento da camada de gordura nos tecidos das vias respiratórias ou o afrouxamento destes tecidos, com a idade); a apneia obstrutiva é campo principalmente dos otorrinolaringologistas.

    3 - apneias mistas, que envolvem as duas causas acima e, portanto, pode haver necessidade de tratamentos com vários componentes.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Primeiramente tem que ser identificada a causa: se Ortodôntica, tendo alterações na anatomia do palato e arcadas dentárias e daí ter que ter uma avaliação de um Ortodontista, como também se é por alteração das vias aéreas superiores, e daí ter que ser avaliado por um Otorrino.

    Drª. Andréa Potter
    Clínica Médica
    Iguaba Grande / RJ