Bom dia, aparentemente sou uma pessoa tranquila, mas tem horas que eu mudo. Do nada me fecho e não quero falar com ninguém. Sou motorista de ônibus, ando muito estressado. O que faço? Não sei se seria esse o motivo do que vou lhe contar.

  • Bom dia. O estresse pode causar alterações de humor, porém é necessário avaliar a sua habilidade em lidar com situações difíceis e frustrantes, a sua habilidade em avaliar a causa/foco do problema e a maneira que costuma usar para buscar soluções. Se fecha só no serviço? Tem dificuldade em aceitar os erros dos outros? Enfim, surgem várias perguntas que devem ser avaliadas por um profissional psiquiatra.

    Dr. Fernando Verçosa
    Psiquiatria
    Garopaba / SC
  • Você deve procurar um psiquiatra para avaliação do estresse e ver se é o caso de tomar algum remédio para ficar mais calmo ou só fazer psicoterapia.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • É normal, por vezes, as pessoas passarem períodos mais quietas ou pensativas, sem vontade de interagir com outras. Entretanto, o estresse (problemas de relacionamento no emprego ou na família, doenças físicas ou mesmo o cansaço) podem levar a uma maior fadiga e, com isto, a pessoa pode sentir menos vontade de ter atividades ou mesmo falar.

    Por outro lado, o estresse excessivo pode desencadear sintomas de depressão, em algumas pessoas, provocando um desânimo e uma tristeza mais profundos e uma falta de prazer naquelas atividades das quais a pessoa gostava, antes.

    Seria bom você procurar um profissional psiquiatra para fazer uma avaliação (além de convênios e consultórios particulares, eles podem ser consultados em postos de UBS, sem custos).

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria