Boa noite. Meu filho tem 9 anos e nasceu com CIA do tipo ostium secundum medindo 8mm com shunt esquerda-direita (sem repercussão hemodinâmica), assintomática. Gostaria de saber se nesse caso é melhor fazer a cirurgia enquanto criança ou aguardar.

  • Vai depender da repercussão hemodinâmica. Enquanto não tiver, pode aguardar. Caso comece a apresentar alguma repercussão, é aconselhável operar. O acompanhamento periódico, com ecocardiogramas, vai definir a melhor hora para realização do procedimento cirúrgico.

    • Drª. Renata Mattos Silva
    Dr. Jose Coutinho do Rego Neto
    Cardiologia
    Ecocardiografia
    Recife / PE
  • CIA de 8 mm dificilmente vai chegar a causar repercussão na infância. Porém, pode causar a longo prazo, ou seja, depois dos 30-40 anos de idade. E não precisa ser operado, pode ser tratado por cateterismo.

    Drª. Renata Mattos Silva
    Cardiologia Pediátrica
    Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista
    Rio de Janeiro / RJ