Meu filho tem 9 anos e não consegue dormir cedo. Às vezes, ele vai dormir às 3 horas da manhã. Estou ficando preocupada.

  • É importante você prestar atenção a alguns aspectos:

    - Horário que ele está acordando pela manhã (se acorda tarde, não terá sono cedo).

    - Rotina dele antes de dormir (é recomendável diminuir estímulos como TV, videogames, músicas agitadas, internet, etc.).

    - Alimentação noturna (alguns alimentos estimulam a criança como chocolate, café, etc.).

    Agende uma consulta com um pediatra e peça maiores esclarecimentos sobre o sono do seu filho e o que você pode fazer para ajudá-lo.

     Equipe médica Centralx
  • Existem duas causas importantes para que crianças durmam mais tarde do que deveriam: uma delas é a insônia, que é um quadro no qual a pessoa dorme menos do que necessita e, no dia seguinte, se sente cansada e sem energia. A insônia costuma melhorar com algumas mudanças de hábito: praticar esportes várias vezes por semana, principalmente os aeróbicos como natação, corrida, bicicleta. Estes esportes devem ser praticados durante o dia, pois se forem praticados no final da tarde ou à noite, podem deixar a criança agitada e piorar a insônia.
    Outra causa importante é o deslocamento do ciclo sono-vigília: as pessoas, em geral, costumam ficar ativas de dia e dormir, à noite. Se a criança, por algum motivo, for dormir tarde, ela frequentemente terá sono, de manhã. Se for permitido que ela durma, de manhã ou tire cochilos, durante o dia, este ritmo se pode perpetuar: ela não vai ter sono, na próxima noite e, novamente, vai querer dormir de manhã.
    Antes de ir para a cama, um lanche leve ou um copo de leite morno podem ser úteis para favorecer o sono. A criança deve ter um quarto escuro ou com pouca luz e silencioso. Antes de dormir, pode-se ler para ela uma história, se ela gostar. Pode, também, assistir à TV, contanto que seja por tempo limitado e pré-determinado e que seja algum programa ou filme tranquilo. Pode escutar um pouco de música, bem tranquila, também.
    Se ela tiver insônia e você tiver tempo e paciência, também pode fazer carinho ou massagem, até que ela adormeça.
    É importante que, no dia seguinte, ela acorde cedo e faça suas atividades diárias, normalmente.
    Crianças com dificuldades de dormir devem evitar café, chá preto, chá mate, coca-cola e outras colas e guaraná em pó. Elas contêm cafeína e pioram o sono.
    Situações estressantes e problemas na família, com os amiguinhos ou na escola também podem afetar o sono da criança.
    Finalmente, se medidas simples não melhorarem o sono, vale a pena consultar um psiquiatra com experiência em crianças, seja para orientar, seja para verificar outras causas de insônia, tais como depressão e ansiedade, que ocorrem, também, em crianças.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Precisa ver se é um caso de insônia, algum transtorno mental ou questão de hábito. Tente retirar eletrônicos à noite e procure fazer atividades relaxantes à noite com ele para melhorar este padrão de sono, por exemplo, conte uma estória para ele na hora dele ir para cama. Procure ajuda de um psicólogo(a) ou psiquiatra infantil para auxiliar nesta avaliação.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência