Tenho 36 anos, apenas um filho, quero fazer a vasectomia; não tenho nenhuma dúvida se tratando da cirurgia, mas me disseram que não fazem o procedimento pq só tenho um filho; isso é verdade? Tem algum termo que eu possa assinar pra fazer a cirurgia?

  • Tudo bom? A lei que regula a vasectomia com finalidade contraceptiva, como no seu caso, diz que a restrição existe para homens com menos de 26 anos ou dois filhos. Assim, não há restrição legal para sua decisão que deve ser bem explicada pelo Urologista, onde esse termo de consentimento deve ser assinado e o ato deverá ser realizado após 60 dias da assinatura. Forte abraço.

    Dr. Mauricio Jacomini Verotti
    Urologia
    São Roque / SP
  • É verdade. Pode sim. De acordo com a Lei 9.263, de 12 de janeiro de 1996, que dispõe sobre o Planejamento Familiar, esta é uma indicação possível a partir dos 25 anos ou dois filhos e anuência do cônjuge.

  • Existe uma legislação que determina o procedimento, veja a Lei n° 9.263/96 para Planejamento Familiar. Mínimo de 25 anos e um filho.

    Dr. Jose Alberto Chamelete
    Urologia
    São José do Rio Preto / SP