Bom dia! Estou com PSA alterado 18,9 ng, meu médico solicitou biópsia. Diante desse relato, estou apreensivo quanto aos riscos! Tenho 63 anos. Com toque retal o especialista detectou que a próstata está um pouco endurecida!

  • Bom dia,

    No seu caso é importante realizar a biópsia de próstata para o diagnóstico. Você tem alterações no exame que apontam para a necessidade da biópsia para o diagnóstico de câncer de próstata. Mas é muito importante que o senhor se tranquilize e mesmo que seja diagnosticado o câncer de próstata, atualmente existem formas de tratamento para a doença com alta taxa de cura.
    Recomendo o livro do Dr Mirandolino: "Sem medo do dedo" feito para os pacientes.
    Se o seu receio for em relação à biópsia, existe um risco pequeno de sangramento urinário, sangramento com as fezes que é transitório. Em geral, o exame é feito com anestesia local ou sedação.

    Fique tranquilo, siga as orientações do seu urologista.

    Atenciosamente.

    •  Ricardo Luís Vita Nunes
    • Dr. Fabio Scarpa e Silva
    Dr. Carlos Hirokatsu Watanabe Silva
    Urologia
    Brasília / DF
  • Olá! Concordo com a opinião dos colegas, mas gostaria de lembrar aos pacientes algumas causas de P.S.A. elevado com significado de falso positivo (ou seja: o exame está alterado, mas não quer dizer que há câncer). Por exemplo: coleta do sangue para o P.S.A. após a realização do toque retal da próstata (até 4 semanas após!), ciclismo e equitação (até 2 semanas após!), manipulações do trato urinário inferior como sondagens uretrais, estudo urodinâmico e ainda situação inflamatórias e/ou infecciosas como nas infecções urinárias/Prostatites (agudas e crônicas) e ainda as inflamações do trato gastrointestinal (hemorroidas, proctite, retite, colite). Sem dúvida é necessário o seguimento adequado e não apenas uma única consulta. Att.: Dr. Gunther L. Rodrigues-Jales/SP.

    Dr. Gunther Luís Rodrigues
    Cancerologia
    Urologia
    Jales / SP
  • A biópsia da próstata tem por principais riscos: Infecção e Sangramento. Por este motivo, você deverá tomar antibióticos nos primeiros dias após a biópsia e restringir suas atividades. Sangramentos discretos na urina, fezes e no esperma são comuns e não causam nenhum malefício. A biópsia serve para confirmar a presença de um câncer na próstata ou qual a outra causa para seu PSA elevado (HPB = Próstata Crescida ou Prostatite = inflamação). Seu médico fez bem em solicitar a biópsia, pois somente com o diagnóstico de Tumor de próstata que se pode dar o tratamento mais correto. E quanto antes for dado o diagnóstico, melhor.