Osteoporose inicial, o tratamento é com dermatologista? Por quê? Não seria o ortopedista?

  • A osteoporose é uma redução da quantidade e da qualidade dos TECIDOS ÓSSEOS (O NOSSO OSSO!)
    Essa alteração leva a UMA MENOR RESISTÊNCIA DO OSSO A IMPACTOS e a uma maior FRAGILIDADE, portanto, maior risco de FRATURA!!
    Ocorre com maior frequência em mulheres, especialmente após a menopausa!
    Em geral, a osteoporose não causa DOR no início! Isso mesmo! Não dói! A dor acontece quando há fratura e mesmo assim cerca de 60% das fraturas por osteoporose na coluna vertebral não doem no início!!
    A dieta e os hábitos são importantes para prevenir a osteoporose! O Cálcio e a vitamina D são extremamente importantes para manter o metabolismo e a saúde dos ossos! É importante a prevenção, o diagnóstico precoce e a avaliação de outras doenças coexistentes, como obesidade e hipertensão, e outras doenças inflamatórias como artrite. O reumatologista é um médico especialista em orientar prevenção, realizar diagnóstico precoce e tratar a osteoporose.

    Drª. Antônia Célia de Castro Alcântara
    Clínica Médica
    Reumatologia
    Fortaleza / CE
  • A osteoporose pode ser tratada por reumatologistas, ortopedistas, endocrinologistas, geriatra e até mesmo um clínico geral desde que estes especialistas se sintam devidamente atualizados sobre o tempo, já que surgem novos tratamentos e novas diretrizes em curto intervalo de tempo.

    Drª. Viviane Silva Batlle
    Reumatologia
    Belo Horizonte / MG