Boa tarde, minha filha foi diagnosticada com artrite reumatoide juvenil com suspeita de lúpus. Fez tratamento e deu vários derrames pericárdios e saiu do hospital sem diagnóstico. Ela tem 9 anos, preciso de ajuda.

  • Bom dia,

    Lúpus Eritematoso Sistêmico Juvenil é uma doença inflamatória crônica multissistêmica, que pode sim evoluir com artrite (inflamação articular) e derrame pericárdico, sendo um diagnóstico possível para a sua filha. Entretanto, existem outras doenças que devem ser afastadas quando pensamos em Lúpus. Em todos os casos suspeitos, a criança deve ser avaliada assim que possível por um Reumatologista Pediátrico.

    Se a avaliação não foi possível na internação, peça para o seu médico assistente te encaminhar a nível ambulatorial.

    Drª. Mirna Henriques Tomich Salume
    Reumatologia Pediátrica
    Vitória / ES
  • Procure um Reumatologista Pediátrico em uma cidade próxima, ele saberá realizar o diagnóstico e tratamento corretos.

    Dr. Luciano Junqueira Guimaraes
    Reumatologia
    Reumatologia Pediátrica
    Brasília / DF