Gestante de 18 semanas pode fazer USG pélvica endovaginal?

  • Sim. O exame transvaginal pode ser realizado em pacientes gestantes.
    Na idade gestacional de 18 semanas não é realizada avaliação endovaginal de rotina em gestantes, porém é um exame muito importante entre 20 e 24 semanas para medir o colo uterino e habitualmente é realizado juntamente com a ultrassonografia morfológica do segundo trimestre.
    A avaliação do colo uterino via transvaginal é essencial para o rastrear o risco de parto prematuro e assim instituir a prevenção, quando necessário, visto que a prematuridade é a principal causa de mortalidade neonatal.

    • Dr. Vinícius Filadelfo
    Dr. Rodolpho Candiotto
    Radiologia e Diagnóstico Por Imagem
    Ultrassonografia
    Colatina / ES
  • Além da clara explicação do Dr. Rodolpho eu gostaria de acrescentar a importância da realização do exame obstétrico por via transvaginal no terceiro trimestre para a avaliação da placenta (quando se quer confirmar ou excluir uma implantação baixa da placenta, isto é, placenta prévia e placenta marginal), bem como para a avaliação de possível inserção anômala do cordão umbilical com vasa prévia.

    • Dr. Rodolpho Candiotto
    Dr. Vinícius Filadelfo
    Radiologia e Diagnóstico Por Imagem
    Ultrassonografia Geral
    Ilhéus / BA