Tenho um irmão que é dependente químico e também alcoólatra, ele é funcionário estadual, tem convênio CASSEMS, o caso dele é de internação involuntária. Preciso de orientação, pois não sei por onde começar. Quem devo procurar? Por favor, me ajude!

  • Procure primeiramente um Psiquiatra para uma avaliação inicial e ver se é caso de internação. Depois busque ajuda psicológica para ele e para a família. Muitas vezes, não é uma questão de internação e precisa ver a motivação dele para parar com o uso do álcool.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • Olá, procure um psiquiatra para avaliar seu irmão e tentar entender o grau de dependência e se há realmente necessidade de internação. Caso exista e você não consiga por falta de hospitais psiquiátricos, você pode procurar o ministério público para te auxiliar a conseguir a internação, desde que indicada por um médico, visto que o direito a internação é garantido pela lei.

    Dr. Osvaldo Carvalho Gomes
    Psiquiatria
    Santo André / SP