Tenho neurose, medo de coisas que não devia ter medo, levo susto quando alguém aparece do nada a maioria das vezes! Tenho depressão e ansiedade periódicas! Devo procurar um psiquiatra pra tomar remédios?

  • Olá, ter medos e alterações como você descreveu acontece com todos nós, mas se isso está fazendo você sofrer pode ser indício de que algo mais pertinente esteja acontecendo. O Psiquiatra é um médico como qualquer outro. O seu trabalho não se limita apenas em "passar remédios" e sim em realizar uma avaliação completa e verificar se você está adoentada ou não e lhe orientar da melhor forma. O uso de medicamentos hoje em dia está cada vez mais seguro, então para sanar todas essas dúvidas, procure um médico psiquiatra de confiança. Espero ter ajudado. Abraços.

    Dr. José Péricles M Vasconcelos Filho
    Psiquiatria
    Medicina do Sono
    Juazeiro do Norte / CE
  • Sim, seria importante a avaliação de um profissional capacitado na área de psiquiatria para conduta adequada. Uma medicação bem prescrita poderia minimizar bastante seu sofrimento. Psicoterapia com psicólogo como tratamento adjuvante também é recomendado.

     Vitor Giacomini Flosi
    Acupuntura Médica
    Psiquiatria
    São José do Rio Preto / SP
  • Sim, quanto antes você procurar tratamento psiquiátrico melhor. O psiquiatra vai prescrever remédios para sintomas de ansiedade e de depressão. Quanto à neurose, você vai precisar de ajuda psicológica para melhorar.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • Neurose é um termo que, hoje em dia, geralmente é substituído por transtornos de ansiedade e que se refere a pessoas que sejam excessivamente preocupadas ou tenham medos exagerados ou irracionais (fobias) ou pensamentos intrusivos desagradáveis e absurdos, seguidos por rituais para aliviá-los (transtorno obsessivo-compulsivo) ou reações prolongadas e excessivas a eventos traumáticos (transtorno de estresse pós-traumático) ou crises súbitas de angústia, ansiedade, medo ou desespero, acompanhadas de sintomas como falta de ar, tremores, suor, tontura, vista turva, sensações desagradáveis na barriga, vontade de fazer xixi ou cocô, palpitações no peito, calafrios ou ondas de calor (ataques de pânico).

    Pessoas ansiosas frequentemente têm mais reações de sobressalto (sustos).

    Depressões são episódios prolongados de desânimo, tristeza profunda ou incapacidade de sentir prazer, associadas a falta ou excesso de sono, falta ou excesso de apetite, dificuldades de concentração ou pensamento alentecido, agitação ou inquietação, pensamentos muito tristes (lembranças tristes predominantes, sentimentos de culpa excessivos, ideias de morrer - não apenas medo de morrer ou mesmo de matar-se); muitas vezes irritabilidade ou choro frequente também podem estar presentes.

    Apesar de que as pessoas, com base no que ouvem ou leem a respeito, podem desconfiar de ter determinado transtorno psiquiátrico e mesmo, em alguns casos, descobrir seu próprio diagnóstico, apenas um profissional habilitado (no caso, de preferência, um psiquiatra) poderá dar certeza.

    Às vezes o psiquiatra prescreverá remédios. Outras vezes, em casos mais leves, sugerirá uma psicoterapia. Na psicoterapia, conduzida por psiquiatra ou psicólogo, a pessoa expõe seus sentimentos, emoções e problemas e, juntamente com o profissional, procura entendê-los e achar saídas. A ideia por trás destas técnicas é que certos problemas em nossas vidas podem trazer emoções e sentimentos negativos e que, resolvendo estes problemas, estes sentimentos podem desaparecer. Muitas vezes, opta-se por uma associação de medicações e psicoterapia.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria