Tenho medo de avião, multidões, elevador. O que é isso? Preciso de tratamento?

  • Olá, tudo bem? Espero que você esteja melhor. Esses medos que você falou podem ser associados a quadros de fobia social, que é um quadro de ansiedade intensa que ocorre em situações sociais, cotidianas do seu dia. Há pessoas nessas situações que se sentem com palpitações, mal-estar, tremores, suor nas mãos e pés, boca seca, tontura e outros sintomas. Sugiro que você procure um psicólogo ou PSIQUIATRA o quanto antes para esses sintomas não aumentem e prejudiquem sua qualidade de vida.

  • Dependendo do grau do medo e do prejuízo, você teria o diagnóstico de fobias. Medos e fobias, em geral, têm bom tratamento com terapia cognitivo-comportamental (TCC). Mas, você deve consultar um psiquiatra para ver se há algum outro problema, já que transtornos depressivos e de ansiedade frequentemente ocorrem juntos com fobias e, nestes casos, pode haver necessidade de remédios. Mas, se forem só fobias, o tratamento não medicamentoso funciona melhor.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria