Sou depressiva. Em novembro meu esposo foi assaltado e assassinado, levo susto com o menor barulho, tenho crises acho que de pânico, adormece pernas e boca, tem dias q estou muito agressiva e há 2 semanas não estou dormindo. Tenho faltado ao trabalho

  • Você passou por duas situações que realmente poderiam ser gatilho, ou seja, precipitar um quadro ansioso. Você já tem depressão, o que te deixa sensível e fragilizada emocionalmente a ponto de fazer você ter uma recaída da depressão e, a situação ocorrida com o seu marido, foi um evento traumático muito importante e você ainda teve que lidar com o luto. Essa situação pode resultar em um aparecimento de um quadro ansioso com crises de ansiedade e Transtorno de estresse pós traumático que seria reviver os acontecimentos do assassinato do seu marido e sonhos perturbadores sobre o evento ocorrido. Sugiro que você procure um psiquiatra o quanto antes.

  • Você pode estar tendo sintomas de TEPT (Transtorno de Estresse Pós-Traumático). Procure um psiquiatra da sua confiança para melhor conduta, além da psicoterapia.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • Não é possível ter certeza sem conhecê-la pessoalmente, mas seus sintomas são sugestivos do "transtorno de estresse pós-traumático" (TEPT). Existe tratamento eficaz para o problema, com medicações acrescidas de terapia. Várias formas de psicoterapia podem ser úteis, mas a psicoterapia cognitivo-comportamental e a ACT (terapia de aceitação e compromisso) são as mais comprovadas. Terapeutas cognitivo-comportamentais são bastante fáceis de encontrar, hoje em dia. Terapeutas que trabalham com ACT ainda são mais raros. Mas, procure tratamento porque, como escrevi, ele existe e pode diminuir seu sofrimento e, geralmente, fazê-lo desaparecer.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria