Qualquer psiquiatra trata de dependência química?

  • Boa noite, qualquer Psiquiatra deve estar habilitado para tratar de Dependência Química, porém dentro da Psiquiatria existem profissionais que tem subespecialidade em Dependência Química também. Pode procurar na sua região e realizar sua consulta.

  • Olá, tudo bem? Espero que sim.
    Sim, qualquer Psiquiatra tem competência de tratar Dependência química, pois o estudo de todas as drogas que existem no mundo é estudada pelo Psiquiatra em sua formação. E tem ainda psiquiatras que fazem especialização em Dependência química, aumentando ainda mais o conhecimento na área. Espero ter ajudado e se gostou da resposta deixa aqui seu ôM e saúde na cabeça.

  • Não são todos os psiquiatras que entendem do tratamento de transtornos de abuso de substâncias (o nome oficial para as dependências químicas).

    Este tipo de tratamento requer tanto o conhecimento das medicações específicas (por sinal, só existem medicações aprovadas para o alcoolismo, o tabagismo e a dependência de heroína, NÃO existindo para maconha ou cocaína/crack).

    Além do que, o tratamento exige o uso de técnicas psicoterápicas direcionadas para o problema: ou seja, psicoterapias que entram em questões muito amplas da vida da pessoa não são especialmente úteis - melhor terapias que focam mais no problema das drogas.

    Além disto, frequentemente as pessoas usuárias vêm mais por pressão da família que por motivação própria e a família precisa aprender a como manter a pessoa motivada. O terapeuta também precisa saber motivar o paciente e todos os participantes precisam ter, além de tudo, muita paciência, porque a regra deste tipo de tratamento é haver recaídas. Apenas a continuidade e perseverança podem fazer que as pessoas parem definitivamente de usar, raramente param por definitivo já no início do tratamento.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria