Por que eles passam tanto remédio e dopam os pacientes?

  • "eles"? há 3 séculos os médicos de pessoas com problemas mentais (também chamados de Alienistas) eram os carcereiros da sociedade e confinavam qualquer pessoa que incomodasse. Há quase 70 anos surgiram os medicamentos para pacientes psiquiátricos, mas ainda eram remédios descobertos por acaso, com fortes reações adversas, entre as quais a sedação (=dopar). Mas, há 30 anos surgiram medicamentos projetados a partir do que conhecemos sobre o cérebro para agir em determinadas estruturas, causar mudanças e até, em alguns casos, trazer a cura. A arte de medicar bem consiste em proporcionar a remissão dos sintomas, e permitir que a pessoa volte à sua vida de forma eficiente e satisfatória.

    Drª. Marta Ana Jezierski
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Se você está se referindo aos psiquiatras, é errado passar medicações para "dopar" um paciente. O que ocorre, mesmo em tratamentos corretos, é que algumas medicações têm efeitos colaterais de sedação e, se houver necessidade de usá-las, trata-se de pesar os riscos e benefícios. Dependendo caso, troca-se de medicação. Entretanto, muitas vezes, se a pessoa continua tomando a medicação, o efeito sedativo diminui, ao longo das primeiras semanas de uso e a medicação passa a ser melhor tolerada.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • A psiquiatria se modernizou e os médicos psiquiatras tratam de forma mais adequada os pacientes hoje em dia, sem dopá-los.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência