Olá! Iniciei tomando 2 comprimidos de 300 mg de carbolítium. Cinco dias depois fiz o exame de sangue e deu 0,36. Um mês depois meu médico diminuiu a dosagem. Mas no exame consta q a litimia está baixa. Estou tendo crises. Não teria q aumentar a dose?

  • O lítio geralmente é indicado para o transtorno bipolar, mas pode ser usado em outros transtornos, também, sobretudo para aumentar o efeito de antidepressivos. De modo geral, o nível considerado ideal para o controle do transtorno bipolar, situa-se entre 0,5/0,7 a 0,9-1 mili-equivalentes por litro. Mas, em alguns casos, usam-se doses um pouco maiores e é possível que, junto com outras medicações, doses menores possam ser úteis. Mas, é impossível dizer o que seria melhor, em seu caso, sem conhecer você pessoalmente. Quanto ao fato de você continuar tendo crises, pode ser tanto falha do tratamento quanto a possibilidade de que, mesmo com tratamento correto, seu quadro ainda não tenha estabilizado totalmente. E, muito importante: lítio é uma medicação. Ninguém toma lítio porque falta lítio no organismo. O lítio é uma substância que, como qualquer outro remédio, vai atuar indiretamente no organismo - no caso, melhorando o funcionamento de seu cérebro.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Precisa ver qual o motivo de você estar tomando o Lítio, se você estiver com transtorno bipolar o seu raciocínio está correto. Outra coisa: precisa ver a sua aderência ao tratamento, se a sua aderência estiver baixa, a litemia também estará baixa e ainda não é uma questão de aumento de dose. Uma terceira coisa: precisa ver se o laboratório é confiável e se você tomou o Lítio 1 comprimido 12h antes de colher o exame do Lítio. Abraço!

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência