O que fazer para evitar as crises de síndrome do pânico?

  • Para evitar as crises o indivíduo precisa estar sob tratamento farmacológico, inicialmente, e realizar terapia cognitivo comportamental. Depois de algum tempo, e algumas mudanças no estilo de vida como alimentação saudável e prática regular de exercício físico, a pessoa aprende a lidar com sua ansiedade e pode ficar recuperada da doença.

  • Existem várias abordagens para a síndrome do pânico porque em cada paciente ela se apresenta de forma diferente, contudo hoje a taxa de sucesso é grande mesmo para os casos mais graves.
    De maneira geral, o tratamento se faz por psicoterapia e por medicação e ambas devem ser orientadas por um bom psiquiatra.

    Dr. Poti Chimetta Havrenne
    Neurologia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
  • As crises de pânico podem ser evitadas através de técnicas comportamentais (grosso modo, são alguns exercícios que aumentam a resistência da pessoa às situações que desencadeiam as crises de pânico) e de medicações.

    Apesar de ser possível tratar as crises apenas através de técnicas comportamentais e "cognitivas", geralmente se opta por usar também medicações, pois isto pode acelerar o tratamento (o que diminui o sofrimento e mesmo os custos) e as medicações são seguras.

    As medicações mais usadas são os inibidores de recaptação da serotonina como, por exemplo, a fluoxetina, a sertralina, o citalopram e a paroxetina, entre outros. Todos são eficazes na maioria dos casos mas, em alguns casos mais resistentes, pode haver necessidade de acrescentar outras medicações ou de fazer uma troca por remédios mais potentes.

    Qual medicação o médico usa é decidido junto com o paciente, segundo alguns critérios, que vão desde preferências pessoais do paciente até questões técnicas como, por exemplo, evitar o uso da fluoxetina em pessoa mais idosas, pois ela permanece no sangue por muito tempo, o que pode trazer alguns pequenos riscos em organismos mais frágeis.

    Por outro lado, em alguns casos, para diminuir mais rapidamente o sofrimento, usam-se medicações chamadas de "benzodiazepínicos" (são aquelas vendidas com "receita azul" e que têm uma faixa preta, na caixa). Estas medicações costumam causar um bem estar quase imediato, porém NÃO devem ser usados por mais que algumas semanas, pois podem causar dependência e problemas de memória.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Psiquiatra, medicação sublingual, antidepressivo e terapia.

    Dr. Geonaldo Fonseca Costa
    Psiquiatria
    Salvador / BA