Minha namorada já chegou a falar em se matar durante algumas brigas que tivemos, mas eu pensei que era coisa da boca pra fora... porém na nossa última briga ela fez alguns riscos na barriga, no braço e um corte na coxa! Provável caso de depressão?

  • Quando alguém fala em matar-se, geralmente está expressando o quanto sua situação está difícil. Isto pode ocorrer em casos de depressão, em situações de conflitos interpessoais e mesmo em questões envolvendo valores morais de um indivíduo.

    Assim, depressão é apenas uma das causas.

    Por outro lado, existem comportamentos auto-agressivos como machucar-se, pinicar-se ou cortar-se que ocorrem em algumas pessoas em situações de ansiedade muito intensa. Por vezes, elas relatam que o ato de machucar-se alivia, um pouco, a angústia.

    Este comportamento também ocorre quando a pessoa quer chamar a atenção dos outros para seu sofrimento.

    Em todos estes casos, deve-se fazer uma avaliação psiquiátrica.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Sua namorada necessita ser avaliada por um Psiquiatra para realizar o diagnóstico e para a correta indicação de tratamento. Ela também se beneficiará de psicoterapia. É importante que esses dois profissionais (Psiquiatra e Psicólogo) trabalhem em conjunto.

    Drª. Patricia Cirillo
    Psiquiatria
    Rio de Janeiro / RJ
  • Pode ser depressão, ansiedade ou um caso de transtorno de personalidade. Procure ajuda psicológica e psiquiátrica para ela se tratar corretamente e ficar melhor consigo mesma e com os outros.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência